Câmara Municipal de Itirapina camaraitirapina.sp.gov.br - Versão para Impressão

VEREADORES RECEBEM REPRESENTANTES DO CISMETRO PARA EXPLANAÇÕES SOBRE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DA SAÚDE

25/08/2022

Os vereadores da Câmara Municipal de Itirapina receberam na manhã desta quinta-feira (25), no Plenário da Casa, os representantes do CISMETRO – Consórcio Intermunicipal da Saúde na Região Metropolitana de Campinas-Norte. Estiveram presentes a Presidente da Câmara, Claudete de Oliveira (PSDB), os vereadores Antonio Eraldo da Silva (Cafu – PSDB), Elisabete de Oliveira Silva (Bete do Broa – PSDB), Gabriel Ferreira Gobbi (PSDB), Ivanir Pedro Santini (MDB), Luciano Pereira Batista (Lucio Pedreiro – REPUBLICANOS), Luciano Rodrigo Fernandes de Almeida (Juruna – UNIÃO), Marcelo Rizzo (Pezão – MDB), Ricardo Alexandre Baldissera (Bodinho – MDB) e Rodrigo Augusto da Silva Rodrigues (PSDB), além da Prefeita Municipal, Profª Maria da Graça Zucchi de Moraes, a Secretária Municipal da Saúde, Wláukia Sanches Lemos Perondi e servidores da pasta.

Os representantes do consórcio explanaram sobre a parceria firmada entre os municípios de Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Campo Limpo Paulista, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Ipeúna, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, Santo Antônio de Posse, São Pedro, Valinhos e Várzea Paulista, com a finalidade de realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços prestados à população.

O Coordenador Regional do CISMETRO, Senhor Messias Humberto de Oliveira discursou, apresentando as principais ações que o consórcio possibilitou aos municípios que aderiram, além de apresentar dois vídeos institucionais que ofereceram um melhor entendimento de como o consórcio funciona. A Senhora Alcione Buzo, representante da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro também apresentou as impressões e melhorias que o município pôde contar após aderir ao CISMETRO.

De acordo com seus representantes, a meta do consórcio é zerar filas, tendo, desde 2014, atuado na redução de filas de espera por consultas, exames e procedimentos em diferentes níveis de complexidade, para mais de 1 milhão de 800 mil pessoas. Os atendimentos são contratados pelas Prefeituras, para diminuir o déficit de profissionais da saúde em suas cidades.

Após as explanações, os representantes do CISMETRO abriram espaço para que os vereadores da Casa, assim como os representantes do Executivo pudessem esclarecer e sanar suas dúvidas acerca do consórcio.