Câmara Municipal de Itirapina camaraitirapina.sp.gov.br - Versão para Impressão

VEREADORES ANALISAM PROJETOS DO EXECUTIVO DO PLANO PLURIANUAL MUNICIPAL E LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2022

12/11/2021

Liderados pela Presidente da Câmara Municipal de Itirapina, Claudete de Oliveira (PSDB), os vereadores Antonio Eraldo da Silva (Cafu), Gabriel Ferreira Gobbi (PSDB), Luciano Rodrigo Fernandes de Almeida (Juruna – PSL), Luciano Pereira Batista (Lucio Pedreiro – REPUBLICANOS), Marcelo Rizzo (Pezão), Ricardo Alexandre Baldissera (Bodinho – MDB) e Charleston de Oliveira Leite (PL) reuniram-se no gabinete da Presidência nesta sexta-feira (12 de outubro) para discussão a respeito do PPA – Plano Plurianual Municipal (referente ao quadriênio 2022-2025) e sobre a LOA – Lei Orçamentária Anual.

Os projetos, que estão tramitando na Câmara Municipal e brevemente seguirão para votação dos vereadores em Sessão Plenária, são elaborados pelo Poder Executivo e tangem o Modelo Orçamentário do Município. O PPA – Plano Plurianual Municipal - define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública em um prazo de 4 anos, estabelecendo um planejamento de médio prazo para o município. Já a LOA – Lei Orçamentária Anual – estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. Nesta lei, está contido um planejamento de gastos que define as obras e os serviços que são prioritários para o Município, levando em conta os recursos disponíveis.

Durante a reunião, os Parlamentares – que contaram com esclarecimentos a respeito dos projetos com o Superintendente do Tesouro Municipal, Senhor Cláudio Furniel Júnior durante reunião no mês de setembro – analisaram a distribuição dos recursos e também alinharam novas dúvidas e questionamentos que serão levados aos Secretários Municipais das pastas competentes antes da votação dos projetos.

Para Claudete de Oliveira, Presidente da Casa, o Modelo Orçamentário Municipal é um dos pilares mais importantes de uma Administração Pública:

“Nós, como vereadores, temos o dever de ter conhecimento pleno em relação ao Plano Plurianual Municipal e à Lei Orçamentária Anual, que compõem o Orçamento do Município e é onde devemos minuciosamente fiscalizar para que todo recurso seja corretamente direcionado.” finalizou a Presidente.