Câmara devolve mais de R$ 40 mil à Prefeitura de Itirapina

Na última quinta-feira (dia 26), o presidente da Câmara de Itirapina Dr. Fernando Romero Olbrick (PSDB) fez um depósito para a Prefeitura de Itirapina no valor de R$ 40.446,82 provenientes da economia feita pelo Legislativo em 2019. Esta quantia trata-se de um residual do duodécimo, que é o repasse de verba mensal obrigatória. Segundo Dr. Fernando, esta devolução é resultado do compromisso com a austeridade e a eficiência na gestão. "Neste ano, a Mesa Diretora, que inclui os vereadores: Claudete de Oliveira (vice-presidente), Elisabete de Oliveira Silva (1ª Secretária) e Antonio Rafael Sanches (2º Secretário), fez vários investimentos para valorizar os funcionários do Poder Legislativo e para melhorar o acesso da população aos trabalhos da Câmara Municipal. Graças à uma administração com responsabilidade e de muito zelo com o dinheiro público, estamos devolvendo estes recursos para Prefeitura de Itirapina", destacou. CONQUISTAS - Entre as conquistas deste primeiro ano da gestão do Dr. Fernando à frente do Legislativo, destaca-se a criação da Câmara Itinerante que possibilitou aos vereadores a oportunidade de percorrer vários bairros, nas manhãs de sábado, para ouvir os moradores. "Foi uma experiência muito interessante observar de perto as necessidades de cada bairro. Nesta mesma linha de aproximar o Poder Legislativo da população, também fizemos investimentos na aquisição de equipamentos para melhorar as transmissões ao vivo pela internet das sessões ordinárias e extraordinárias", salientou. A valorização dos funcionários do Legislativo também foi uma das prioridades. "Demos o reajuste salarial de 4,58% e do cartão-alimentação foi de 16,66%, que corresponde a um aumento de R$ 100,00, no valor total. Ou seja, o cartão-alimentação passou para R$ 700,00. Nós também implantamos o plano de saúde subsidiado 100% para os funcionários e neste mês de dezembro entregamos uma cesta de Natal". A Mesa Diretora também foi responsável pela apresentação do Projeto de Lei que propôs a reestruturação do Plano de Carreira (que será implantado a partir do dia 1º de janeiro de 2020). "Para oferecer um bom atendimento à população, precisamos compreender e melhorar as condições de trabalho dos funcionários", afirmou Dr. Fernando. CÂMARA JOVEM - A juventude ganhou uma atenção diferenciada do presidente da Câmara. Nesta 9ª edição da Câmara Jovem, os estudantes tiveram várias experiências. "A sessão plenária de instalação contou com a presença do presidente da Alesp Cauê Macris em Itirapina. Depois eles conheceram a Assembleia Legislativa em São Paulo e foram recebidos pelo presidente Cauê Macris. Encerrando com chave de ouro eles visitaram o Fórum de Itirapina; a Prefeitura de Analândia; a Câmara de Analândia; o Espaço Horizontes, na Fazenda da Toca (que conta a trajetória do empresário Abílio Diniz), além de conhecer toda a linha de produção da fábrica da Honda em Itirapina", contou Dr. Fernando. VERBA - O PSDB de Itirapina também conquistou mais de R$ 437 mil em recursos para a cidade. Deste total, R$ 287 mil através do então deputado federal Lobbe Neto (PSDB) para a colocação de piso intertravado no distrito de Itaqueri da Serra e R$ 150 mil destinados recentemente, através do deputado Cauê Macris (PSDB), que garantirão a aquisição de um veículo, tipo Van, totalmente adaptada, para o transporte de pacientes de Itirapina que necessitam de atendimento médico em outras cidades. Avaliando suas ações, Dr. Fernando acredita que 2019 foi um ano de muito sucesso. "Fiz o meu máximo para oferecer o melhor para a população de Itirapina. Das metas que tracei, só não consegui melhorar a articulação com o Poder Executivo. Apesar de permanecer aberto ao diálogo e com a intenção de superar diferenças pessoais, priorizando os interesses da população, o prefeito não se esforçou da mesma forma. Mesmo não havendo reciprocidade, nós que somos integrantes da Mesa Diretora, apoiamos e aprovamos todos os projetos de leis do Executivo que chegaram na Câmara e que beneficiariam o município. Um exemplo disso foi a aprovação do Projeto de Lei que autorizou a Prefeitura de Itirapina a fazer empréstimo de R$ 5 milhões com a Caixa Econômica Federal para a construção do minianel viário. Para ser aprovado, este projeto precisava da votação favorável de 2/3 dos vereadores. Nós que somos considerados oposição, votamos a favor deste projeto, mas o prefeito faz questão de reconhecer somente os vereadores que estão do lado dele", finalizou.