Visita na Honda impressiona alunos da Câmara Jovem

Inesquecível. Assim foi definido a visita dos estudantes, com faixa etária entre 13 à 17 anos, que participam da 9ª edição da Câmara Jovem, na fábrica da Honda em Itirapina. Acompanhados pelo presidente da Câmara Dr. Fernando Romero Olbrick, pelos vereadores Antonio Rafael Sanches (Lemão) e Elisabete de Oliveira Silva (Bete do Broa), pela diretora da escola estadual Joaquim de Toledo Camargo Valéria Maria Feltrin Sanches e pelo professor Ruy Luís de Vasconcelos, os alunos foram recepcionados com um café da manhã por uma equipe da Honda e puderam conhecer toda a linha de produção desta nova fábrica (que segue o modelo da mais moderna fábrica de automóveis da Honda no Japão). A cada passo, os estudantes se impressionavam com o tamanho das prensas, que no momento moldavam as portas dos carros. Na sequência eles conheceram o processo de solda que é fundamental para a construção de um automóvel; além do processo de pintura, onde a carroceria recebe um tratamento que prepara toda a superfície das chapas para obter a camada final de tinta, que é responsável pela cor e brilho do veículo. Os estudantes também ficaram encantados com a linha de montagem, que é onde os automóveis tomam sua forma final. Eles puderam observar os carros recebendo vários dos componentes da carroceria, como conjuntos de motor e transmissão, suspensão dianteira e traseira, rodas e pneus, painel, bancos, vidros e para-choques. Finalizando, os jovens acompanharam o processo de inspeção final, onde os veículos montados são inspecionados e submetidos a diversos testes para assegurar a qualidade de todos os processos anteriores,como um forte banho d’água para verificação de infiltração,e a rodagem na minipista interna, que conta com diferentes tipos de pisos e terrenos existentes no Brasil. ESPAÇO HORIZONTES Na Fazenda da Toca em Itirapina, os integrantes da Câmara Jovem foram recepcionados pela assistente cultural Flávia Torunsky e participaram de um almoço. Em seguida, eles “mergulharam” na história do empresário Abílio Diniz, na origem dos negócios da família com a “Doceira Pão de Açúcar”, na criação da rede de supermercados, na crise dos negócios na década de 80, no seu seqüestro, suas superações e consagração como “lenda” do empresariado, sendo considerado pela revista Forbes, em 2016,como um dos empresários mais importantes do mundo. Para o presidente da Câmara, Dr. Fernando, estas duas experiências foram fantásticas. “Para a Câmara de Itirapina, o ano de 2019 marcará a história do projeto Câmara Jovem. Neste ano, o presidente da Assembleia do Estado de São Paulo Cauê Macris participou da Sessão Solene de instalação da Câmara Jovem e agora, encerrando 2019, os jovens têm esta oportunidade de conhecer a Honda e a Fazenda da Toca, que são dois locais que com certeza irão inspirá-los a se prepararem bem para o mercado de trabalho. Quero agradecer de todo coração a Honda e a Fazenda da Toca por entenderem a importância deste projeto”, finalizou. O PROJETO - A Câmara Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Itirapina direcionado aos estudantes da rede municipal e estadual do município, na faixa etária de 13 à 17 anos. É uma oportunidade para que os jovens compreendam, na prática, como se organiza a democracia representativa e qual é o papel do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário. Nesta 9ª edição, a Câmara Jovem é formada pelos alunos: Sara Alexandre de Paula, Dauson Luiz da Silva Muller, Mikeyla Fernanda da Silva, Matheus Oliveira Nascimento, Dara Andrade Egydio, Ingrid Araújo da Silva, Giovanna Gomes de Souza, Rafaela Santos, Herison Henrique da Mata, Maria Luizza Chagas e Lívia Beatriz Bueno.