CÂMARA INAUGURA MEMORIAL DO LEGISLATIVO “ANTONIO SAMPAIO” E REALIZA SOLENIDADE DE AFIXAÇÃO DE FOTOS DOS EX-PRESIDENTES

Em cerimônia conduzida pela Presidente Claudete de Oliveira (PSDB), a Câmara Municipal de Itirapina inaugurou nesta quarta-feira, dia 23, o Memorial do Legislativo, que leva o nome do ex-vereador Antonio Sampaio em homenagem à trajetória de trabalho e grandes lutas do ex-ferroviário, falecido em 1986.

Com direito a muita alegria, música ao vivo e coquetel, o evento contou com a presença dos atuais vereadores da Casa, ex-vereadores, ex-Presidentes do Legislativo, representantes do Poder Executivo e autoridades locais. Em seu discurso, Claudete salientou a importância da condecoração de líderes natos, tal como foi Antonio Sampaio, que buscam, em suas lutas, alcançar um lugar melhor para a coletividade. Ainda, durante a cerimônia, um dos filhos do homenageado, Adelson Aparecido Sampaio – também vereador da Câmara Municipal de Itirapina durante dois mandatos – também discursou, seguido por sua filha e neta de Antonio, Gabriela Sampaio. Pai e filha trouxeram detalhes inéditos da trajetória de vida de Antonio Sampaio e, por fim, realizaram a entrega de uma caneta utilizada por ele para compor a coletânea do Memorial.

O MEMORIAL – O acervo do Memorial do Legislativo é composto por instrumentos e documentos que compõem a história não apenas da Câmara Municipal, mas também da própria Itirapina. Os primeiros livros de leis e atas, além das primeiras proposições apresentadas pelos legisladores da época podem ser encontrados no Memorial. Leis manuscritas, como por exemplo, a abertura de crédito especial para que o Poder Executivo efetuasse a aquisição de um muar nos anos 50 e a aquisição de terreno para a construção do Paço Municipal em 1951 podem ser encontradas no museu da Câmara. Uma das primeiras máquinas de escrever utilizadas na Casa, datada de 1998, também está em exposição, assim como demais equipamentos de som e vídeo do final dos anos 90 e início dos anos 2000. O Memorial do Legislativo ainda possui um espaço dedicado às memórias do ex-vereador Antonio Sampaio, exibindo fotografias, recortes de jornais, itens pessoais e objetos que marcaram sua trajetória em Itirapina.

DENOMINAÇÃO – Ao realizar a proposição da Resolução, a Mesa Diretora da Câmara apresentou o nome do ex-vereador Antonio Sampaio para denominação do Memorial do Legislativo. Sampaio, nascido em 1923, foi eleito vereador por Itirapina e empossado em janeiro de 1956. Foi ferroviário durante a maior parte de sua vida e, por conta de sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores, em 1957 assumiu o cargo de Delegado Seccional Sindical do Sindicato dos Ferroviários. Ao final da década de 60, colaborou para a formação do que viria a ser o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – partido de oposição durante a ditadura militar. Em sua trajetória, Antonio Sampaio teve o apoio de grandes nomes como Ulysses Guimarães e Francisco Amaral.  Sempre atuou em defesa dos ferroviários e dos trabalhadores de nossa terra, dedicando boa parte de sua vida à atuação política. O sindicalista faleceu em 5 de janeiro de 1986, aos 62 anos, devido à problemas de saúde. Seu corpo foi velado na Prefeitura Municipal de Itirapina em homenagem e reconhecimento aos seus esforços.

SOLENIDADE DE AFIXAÇÃO DE PLACAS – Ainda durante a noite de quarta, a Câmara realizou, logo após a inauguração do Memorial, a solenidade de afixação das fotos dos ex-Presidentes, Fábio Belarmino da Silva e Dr. Fernando Romero Olbrick, na Galeria dos Presidentes da Câmara. A Sessão Solene contou com a presença dos vereadores da Casa, ex-vereadores e ex-Presidentes, além dos familiares dos homenageados. A Prefeita Municipal, Profª Maria da Graça Zucchi de Moraes, o Vice-Prefeito Lemão Sanches, a Presidente da Câmara Claudete de Oliveira, o vereador Rodrigo Rodrigues e o ex-Presidente Dr. Fernando Olbrick discursaram durante a Sessão, relembrando as trajetórias e principais ações dos condecorados nos anos em que estiveram frente ao Poder Legislativo itirapinense. Após os discursos, o público foi encaminhado até a Galeria dos Presidentes – agora incorporada, de acordo com a Resolução nº 001/2021, ao Memorial do Legislativo – para a afixação das fotografias.