CLAUDETE E CHARLES BUSCAM ALINHAMENTO REFERENTE ÀS ESTAÇÕES ECOLÓGICA E EXPERIMENTAL DE ITIRAPINA

Durante a tarde desta quinta-feira (11), a Presidente da Câmara Municipal de Itirapina, Claudete de Oliveira (PSDB), acompanhada do vereador Charleston de Oliveira Leite (PL), recebeu em seu gabinete o Engenheiro Ambiental Rodrigo Campanha, Gestor das Estações Ecológica e Experimental de Itirapina – “Fazendinha” – e o Advogado Netto Donato, representante político do PSDB.

A reunião, convocada pelos vereadores, iniciou-se em caráter de recepção ao Engenheiro Ambiental Rodrigo Campanha, que assumiu a gestão das Estações há pouco tempo através da Fundação Florestal - fundação pública vinculada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo criada com o objetivo de conservar, manejar e ampliar as florestas de produção e as Unidades de Conservação do estado de São Paulo.

Com uma visão moderna e renovada do Meio Ambiente, Rodrigo apresentou aos vereadores o seu trabalho em áreas de conservação de municípios vizinhos. Após a Presidente Claudete apresentar o trabalho que vem realizando com relação às Estações Ecológica e Experimental de Itirapina, onde solicitações realizadas anteriormente pelo Poder Executivo em busca da utilização pública do espaço da área Experimental foram reforçadas pela vereadora, Campanha se colocou à disposição para o trabalho em conjunto com o Poder Legislativo e Executivo Municipal para buscar os melhores caminhos a serem seguidos que favoreçam o município, as Estações e, principalmente, o munícipe itirapinense. Também sugeriu ideias a serem levadas pelos Parlamentares ao Executivo, como, por exemplo, um convênio entre Município e Estado para um trabalho colaborativo que resulte benefícios aos dois.

Em seguida, o vereador Charles apresentou reinvindicações dos pescadores de Itirapina, que, outrora, utilizavam de área pertencente à “Fazendinha” para pesca e atualmente encontram-se impedidos. O Gestor da Unidade comprometeu-se a buscar respostas e viabilizar um trabalho que seja justo e coerente com a preservação ambiental.

Para finalizar, o Advogado Netto Donato apresentou um Ofício do Secretário de Desenvolvimento Regional, Senhor Marco Vinholi, em resposta ao encaminhamento –feito pela Presidente da Casa – do dossiê que uniu toda a documentação relacionada à “Fazendinha”. O Secretário firmou o compromisso de empenhar-se a agilizar os trabalhos referentes ao espaço.

Com um olhar direcionado ao futuro da Estação Ecológica e Estação Experimental de Itirapina, a reunião tomou a forma de um laboratório com grandes discussões de ideias e soluções que, alinhadas com os setores competentes, poderão apresentar bons frutos.