Informação ao Cidadão

 

 
 

O que é a Ouvidoria?
Oriundo do termo Ombudsman (ombuds= representante; man= homem), o conceito de Ouvidoria surgiu na Suécia, em 1809, quando o parlamento elegia uma pessoa, o Ombudsman, para atuar como defensor dos interesses do povo, servindo como uma ponte entre o Governo e a população. A palavra Ouvidor vem desde o Brasil-Colônia e tem, basicamente, o mesmo significado de Ombudsman: representante do povo A diferença entre as duas palavras está no tipo de relação. O ombudsman representa o cliente e está ligado às instituições privadas, já o ouvidor defende o cidadão e está relacionado às instituições públicas.
O que é o orgão ouvidoria?
A ouvidoria é um órgão responsável por receber manifestações, como reclamações, denúncias, elogios, criticas e sugestões dos cidadãos, instituições, entidades, Agentes públicos (Servidores e políticos), quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão ou setor.
Qual o objetivo? O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento da Câmara de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços e ter suas necessidades atendidas.
Para que serve?
Assegurar os direitos do cidadão; - Responder com clareza a todas as informações solicitadas; - Orientar como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação; - A partir das manifestações do público, melhorar a qualidade do atendimento.
Como funciona?
A ouvidoria recebe os elogios, as dúvidas, as sugestões e as reclamações. Analisando estas informações, procura encaminhá-las para os devidos setores, recomendando medidas possíveis para a solução ou a prevenção das falhas. Depois da mensagem ser examinada e respondida, a Ouvidoria comunica o parecer ao manifestante. Ela funciona como um canal, mais humano, de interlocução com o público.
A manifestação pode ser feita por internet, carta, e-mail e pessoalmente.
Se quiser, poderá fazer a manifestação anônima. Na manifestação anônima não será possível obter a resposta desta Casa de Leis, pois seus dados não estarão armazenados em nossa base de dados.

Ouvidoria Câmara Municipal de Itirapina
Endereço: Rua 3, 67 - Centro - Itirapina/SP
E-mail : assessoria@camaraitirapina.sp.gov.br

Formulário de manifestação eletrônica

Formulário de manifestação anônima.

Estatíscas dos Atendimentos

2017

Mês

Total

Deferidas

Indeferidas

Janeiro

0

0

0

Fevereiro

0

0

0

Março

0

0

0

Abril

0

0

0

Maio

0

0

0

Junho

0

0

0

Julho

0

0

0

Agosto

0

0

0

Setembro

0

0

0

Outubro

0

0

0

Novembro

0

0

0

Dezembro

Total Geral