Autoridades participam de seminário sobre a iluminação das cidades.

Segunda-feira, 15 de setembro de 2014.

O prefeito de Itirapina José Maria Candido (PMDB) junto com os vereadores Maria Leila Bacciotti Candido (PMDB), Cristina Gomes (PMDB), Marcelo Rizzo (PMDB), Geni Terezinha da Rosa Porcel (PSDB), Ricardo Alexandre Baldissera (PMDB) e Paulo Décio de Freitas (PTB) participaram na última quinta-feira, 11, do Seminário “Iluminação das Cidades – Regulação e Práticas Administrativas”. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da Escola Paulista de Contas Públicas “Presidente Washington Luís” (EPCP), das 9h30 às 13h00, com o objetivo de abordar a competência e responsabilidade dos municípios quanto à iluminação pública. O seminário foi direcionado a um público de gestores municipais, agentes políticos, dirigentes e servidores, ocorrerá no auditório nobre. Os palestrantes convidados foram representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Associação Paulista de Municípios (APM), profissionais multidisciplinares que abordarão questões de ordem técnica, com enfoques jurídico e administrativo, sobre as principais condutas e procedimentos a serem adotados em relação à transferência dos ativos de iluminação pública da União aos municípios. O prefeito explicou sobre o seminário. “A transferência dos ativos de iluminação pública das concessionárias de distribuição de energia para as prefeituras e a sua capacitação para a realização desse serviço público foram os principais temas abordados, o que pôde dar uma orientação melhor para nós gestores”, observou. De acordo com Candido, a iluminação pública é essencial à qualidade de vida nas cidades e está diretamente ligada à segurança, pois previne a criminalidade. “Além disso, estimula o comércio, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios, praças, paisagens e permite melhor aproveitamento das áreas de lazer. A capacitação das equipes das prefeituras se faz necessária para se galgar um novo patamar no desenvolvimento urbano das cidades”, finalizou. O seminário aconteceu no Auditório da Unidade Regional do TCE na tua Dr. Euclides da Cunha Viana, 551, Jardim Santa Mônica, em Araraquara, e ofereceu um leque amplo de abordagens com esse objetivo. O evento se destinou a prefeitos, secretários municipais, engenheiros, arquitetos e técnicos da área.