ARES PCJ DEFINE NOVAS TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO PARA ITIRAPINA.

Terça-feira, 05 de agosto de 2014.

Nessa quinta-feira, dia 24/07/2014, às 10h00, ocorreu a audiência pública, promovida pela ARESPCJ - Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no plenário da Câmara Municipal de Itirapina e posteriormente, com o Conselho Municipal de Regulação e Controle Social para apresentação do pleito da Administração Pública Municipal - Secretaria Municipal de Saneamento Básico - Divisão de Água e Esgoto, que requereu revisão das tarifas de água e esgoto da cidade de Itirapina, cujo último reajuste ocorreu em dezembro de 2012,.ou seja, faz quase dois anos que a Prefeitura não reajusta os preços da água e do esgoto. Inicialmente, Carlos Roberto B Gravinia, diretor técnico-operacional da ARESCJ, fez uma apresentação ao plenário sobre a Agência e explicou os motivos da audiência pública. Em seguida, o prefeito municipal, Engº José Maria Candido, fez a apresentação do relatório técnico e de exposição de motivos para a plateia, explicando item por item os problemas atuais do sistema de água e esgoto da cidade e de todos os bairros, necessidades de investimentos e que, implicam na necessidade de revisão das tarifas de água no percentual de 18% e elevação do percentual de esgoto de 60% para 85% nesse momento, haja vista que, para deixar o sistema de água e esgoto da cidade de Itirapina, Represa do Broa, Ubá, Itaqueri da Serra e Planalto Serra Verde em dia, é preciso um investimento de R$ 50.000.000,00. Carlos Gravinia e sua equipe apresentaram o relatório técnico e financeiro da ARESPCJ sobre o pedido da Prefeitura e ao final, concordou com a necessidade da revisão de água no percentual de 18% e elevação da tarifa de coleta, afastamento e tratamento de esgoto de 60% para 85%. Dessa forma, as 5.740 ligações de água, terão novos preços a partir de setembro de 2014, com pagamento em 10/10/2014, cujos exemplos das novas contas são as seguintes: • Quem consome até 10.000 litros por mês e reside na cidade de Itirapina, pagará R$ 8,38 de água e mais R$ 7,12 de esgoto, totalizando R$ 15,50. • Quem reside no Broa, Uba, Itaqueri e Planalto Serra Verde, pagará apenas R$ 8,38 de água, porque nesses bairros não existem coleta, afastamento e nem tratamento de esgoto. Observa-se, portanto, que mesmo com essa revisão, Itirapina continua com as tarifas mais baixas das 43 cidades que compõem a ARESPCJ. Observo que, com R$ 15,50, valor gasto no mês inteiro com água e esgoto, um cidadão consegue comprar três maços de cigarro, três cervejas ou colocar 5 litros de gasolina em seu carro..

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
jquery gallery by WOWSlider.com v5.5