Honda construirá sua nova fábrica em Itirapina.

Terça-feira, 27 de agosto de 2013.

A HAB - Honda Automóveis do Brasil, decidiu construir sua nova fábrica de automóveis no município de Itirapina, numa área de 5,8 milhões de m², bem no cruzamento da Rodovia Washington Luís (SP-310) com a Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225). O investimento inicial anunciado numa coletiva pela sua diretoria, nesta data, 09-08-2013, sexta-feira, nas dependências da Vila Pinhal, será de 1,0 bilhão de Reais, com início da construção de 150.000m² programada para novembro deste ano e conclusão por volta de abril do ano de 2015. Esta importante e moderna fábrica contará com 2.000 funcionários e com a meta de fabricação de 120.000 carros por ano com tecnologia de ponta. Segundo o prefeito Zé Maria, Itirapina foi escolhida pelas questões geográficas e de infraestrutura, já que na área adquirida pela Honda, existe a passagem de gasoduto, energia elétrica, facilidade na obtenção de água pura e abundante do lençol freático do aquífero Guarani, proximidade com a linha férrea, localização estratégica na região central do Estado de São Paulo, proximidades com o aeroporto de cargas de Viracopos e também com a cidade de São Carlos, conhecida como capital da tecnologia e Rio Claro, outra cidade próspera e progressista. O prefeito salientou ainda, que o governo do Estado de São Paulo teve papel fundamental na definição de Itirapina, por meio da INVESTE-SP, órgão do governo que ajuda as empresas a encontrarem os melhores locais com infraestrutura, logística, terreno, localização geográfica, sistema viário ferroviário e aeroportuário, entre outros exigidos pelas empresas interessadas na instalação no Estado. Pelas exposições da diretoria, a Honda pretende contratar 2.000 funcionários com ensino médio completo, além dos capacitados em mecânica, hidrodinâmica, tecnologia de ponta e de informação, produção industrial, entre outras habilitades e, portanto, o prefeito Zé Maria está buscando a instalação junto ao governo do Estado, de uma ETEC - Escola Técnica na cidade e um posto avançado do SENAI, por meio da FIESP, visando a qualificação de mão de obra para a futura empresa. O prefeito Zé Maria acredita que Itirapina passará para a história como sendo uma cidade antes e depois da Honda, haja vista que, haverá enormes mudanças na estrutura organizacional da cidade, na sua infraestrutura, no seu progresso, com as construções de moradias, empreendimentos e chegada de mais indústrias de apoio à HAB. O trecho compreendido entre Itirapina e a Washington Luís deverá se tornar um grande corredor industrial com toda a infraestrutura necessária para receber dezenas de empresas, finalizou o prefeito.