Conheça nossa história

Em 1839 fundava-se o primeiro núcleo de povoação, situada no termo da Vila São João do Rio Claro. Nessa época de norte a sul, de leste a oeste, só no Estado de São Paulo mas em todo o extenso território brasileiro intensificou-se a colonização.
Em 16 de maio de 1839 foi Capela curada, sob invocação de Nossa Senhora da Conceição da Serra, cuja denominação passou ao povoado que se localizava nas adjacências do Morro da Bandeira ou Morro do Diabo, hoje denominado Morro Grande das Posses.
Em 5 de julho de 1852 a Capela recebe o título de Freguesia e passa a se chamar "Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Itaqueri"
Em 19 de março de 1873, a sede da Freguesia foi transferida para o local denominado Itaqueri da Várzea, também denominado Itaqueri Velho ou Itaqueri de Baixo, localizado na margem do Ribeirão Itaqueri, caminho de São João do Rio Claro para Brotas, nos termos da Lei Provincial n.º 32.
No dia 1º de junho de 1885, a Companhia Paulista de Estrada de Ferro inaugura a "Estação do Morro Pelado", próximo ao acidente geográfico de igual nome, para onde foi deslocada a povoação .consequentemente, a sede da Freguesia foi novamente deslocada para o novo local, em virtude do Decreto n.º 9, de 8 de janeiro de 1890.
Essa mudança provocou grande aumento de população e progresso.
A Lei n.º 719, de 28 de janeiro de 1900, mudou a denominação de "Freguesia do Morro Pelado" para Itirapina, que corresponde a igual significado em língua tupi-guarani.
O Decreto n.º 7.031 de 25 de março de 1935, desmembrou Itirapina de Rio Claro, elevando-o a Município. Ficou constituído de dois Distritos de Paz, o de Itirapina e o de Itaqueri da Serra, pertencente à Comarca de Rio Claro.
Origem do Nome: Vem do tupi-guarani "iti", morro; "pina", pelado ou despido, para substituir o antigo topônimo Freguesia do Morro Pelado.
Data de Emancipação Política: 25 de março de 1935.
Localização: Situa-se na Zona Geográfica de Piracicaba, tendo como limites Rio Claro, São Pedro, Brotas, São Carlos, Analândia, Ipeúna e Corumbataí. 
Altitude: 762 metros
Longitude: 41º 49’
Latitude: 22º 15’
Clima: Quente, com Inverno Seco
Região Administrativa: 5ª região
Extenção da Área Territorial: 562 Km2
População Residente: 14.655
(de acordo com estimativas de população, em 01 de julho de 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística –IBGE). 
Símbolo: O Município de Itirapina terá como símbolo a Bandeira, o Brasão de Armas, Hino, as cores Azul e Branca, estabelecidas em Lei Municipal.
25 de março – Emancipação Política
13 de junho – dia de Santo Antônio – Padroeiro da Cidade
Corpus Christis – Na data do Calendário
02 de novembro – Finados

20 de novembro – Consciência Negra