Vereadores jovens são diplomados e empossados

Apresentação1Onze adolescentes de escolas públicas de Itirapina foram diplomados e empossados, na noite da última segunda-feira (24) para a 7ª edição da Câmara Jovem e terão a oportunidade de ser vereadores mirins e representar a população.
Na ocasião, os jovens foram até o plenário da Câmara Municipal onde receberam os diplomas. Agora os vereadores mirins apresentarão projetos, requerimentos, indicações e outros trabalhos desenvolvidos por eles durante o mandato.
Com cunho educativo, o plano acaba atraindo o jovem aluno para a política e ao longo dos últimos anos o nível das redações dos adolescentes que participam melhorou muito. Os jovens agora poderão vivenciar a experiência de serem vereadores e ter a oportunidade de colocar na prática aquilo que muitas vezes não conhecem de perto. O projeto de resolução, de autoria do ex-vereador Marcelo Mesquita (PTB), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, visando a preparação do jovem para a vida política e pública e também mira a elaboração de projetos e a desenvoltura do jovem diante do público.
A Câmara Jovem é formada por alunos de escolas municipais, por meio da apresentação de redações. Os estudantes elaboram as redações e uma comissão de vereadores da Câmara Municipal analisa essas ideias e escolhem os onze melhores, quais são empossados e ganham o título de vereadores jovens.
Os vereadores jovens podem usar a tribuna da mesma maneira que os vereadores eleitos pela população. Durante a sessão, o projeto é apresentado, discutido e votado, em seguida, os mesmos são preparados para serem entregues ao Poder Executivo.

Projeto
A Câmara Jovem foi criada através da Resolução n° 001, de 29 de maio de 2007 e tem natureza pedagógica e o objetivo é de estimular a participação política dos jovens; demonstrar a importância do processo legislativo para a sociedade; dar oportunidade aos vereadores jovens de vivenciar, na prática, as atividades exercidas pelos representantes do Poder Legislativo, assim como demonstrar a importância e a responsabilidade que um cargo eletivo impõe ao seu ocupante. A Câmara Jovem é constituída pelos alunos do ensino fundamental e médio, da Escola Estadual “Profº Joaquim de Toledo Camargo e Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª Marilei Schmidt de Oliveira”, com idade entre 13 e 17 anos, e com número igual ao de vereadores desta legislatura”.