Inscrições para a Câmara Jovem estão abertas.

17492379_1303472743062970_1089384893827561036_oEstão abertas, nas escolas públicas, as inscrições para a sétima edição da Câmara Jovem em Itirapina. Na última sexta-feira (dia 17), servidores do Legislativo visitaram as escolas: Professora Marilei Schimidt de Oliveira e Professor Joaquim de Toledo Camargo para divulgar o Projeto Câmara Jovem que dará oportunidade aos estudantes selecionados de conhecerem a rotina da Câmara, além de vivenciarem a experiência de apresentar projetos e votá-los como um vereador.

Como presidente da Câmara mais jovem de Itirapina, Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto) considera esta integração entre os estudantes e o Poder Legislativo muito importante.  “Agradeço ao ex-vereador Marcelo Mesquita que teve a idéia de implantar este programa em Itirapina em 2007 e ao ex-vereador Félix Henrique de Oliveira que foi o responsável por colocá-lo em prática em 2009. Infelizmente, não só em Itirapina, mas em várias cidades do país, o desinteresse pela política é grande. Nesse sentido, a Câmara Jovem estimula os estudantes a se interessarem pelos aspectos políticos da sua própria cidade”.

BONS FRUTOS – E a realização deste projeto já rendeu vários frutos. Desde a sua criação em 2007, mais de 60 jovens (na faixa etária de 13 à 17 anos) já participaram das atividades. A cada edição, várias proposições (que podem ser: projeto de lei, projeto de resolução, requerimento, indicação ou moção) foram apresentadas e aprovadas pelos estudantes.

Segundo levantamento feito na Câmara de Itirapina, dois projetos foram escolhidos por vereadores em exercício e se tornaram leis municipais em Itirapina.  A lei nº 2.639 de 29 de agosto de 2013 é de autoria do ex-vereador Félix Henrique de Oliveira (PR) e foi sugerida pelo vereador jovem: Fabrício Henrique de Oliveira. O município também conta com a lei nº2. 733 de 28 de maio de 2015 do vereador Valdeck da Silva Ribeiro (PTB) que foi sugerida pela vereadora jovem: Giulia Zenita Cavaleiro Vieira.

NOVIDADES – A  partir deste ano, Fábio Piloto quer valorizar ainda mais este Projeto e ampliar suas atividades. “Quero mudar o horário da sessão solene da Câmara Jovem para que outros estudantes possam participar. Também quero agendar um horário para que os vereadores jovens participem de uma audiência com o prefeito de Itirapina e quero organizar uma viagem até a Assembléia Legislativa”.

Outra intenção do presidente da Câmara é estimular os jovens vereadores a realizarem duas sessões ordinárias, uma a cada semestre e assim apresentarem mais projetos. “Se fizerem duas sessões os jovens vereadores terão mais conhecimento e ampliarão seus conhecimentos em relação aos trabalhos realizados e efetuados por um vereador. Quem sabe assim, alguns possam sair desse projeto e tomar gosto pelo cenário politico e desde cedo engajar-se na politica local. Precisamos sempre estimular os jovens a participarem da vida política para que possam exercer na prática a cidadania”, finalizou Fábio.