Integrantes do projeto Câmara Jovem visitam Assembléia Legislativa

CapturarOs integrantes da sétima edição da Câmara Jovem de Itirapina tiveram uma experiência inédita no último dia 21: conheceram todas as dependências da Assembléia Legislativa. A pedido do presidente da Câmara de Itirapina Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto), os estudantes foram recepcionados no gabinete do deputado André do Prado (PR). “Infelizmente, o deputado André do Prado não estava porque teve que participar de um compromisso em Brasília, mas nós fomos muito bem recebidos por seus assessores parlamentares: Regina Diniz, Ivan Civolani, Tiago Magno e Vinicius Francesconi. Com muita atenção, eles nos explicaram sobre o funcionamento do Legislativo estadual e a estrutura do gabinete de um deputado. Em seguida, os jovens conheceram o plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Hall Monumental, além de acompanhar o início de uma sessão ordinária”, explicou Fábio.

OS JOVENS – Os estudantes que participaram da visita a Assembléia foram: Dauson Luiz da Silva Muller, Beatriz Godoy Sabino, Wellington H. Fermino de Oliveira, Lívia Beatriz Bueno, Erik Aparecido dos Santos Pereira, Herison Henrique da Mata, Everton Aparecido da Silva, Emilly Regina Ramos, Taiane Verônica da Silva, Ana Karolina Gonçalves, Maria Carolina Pereira e Danilo Criveli. Eles estavam acompanhados pelos professores: James Coleman Alves e Pedro Sanchez, pela chefe de gabinete da Câmara de Itirapina Paloma da Silva, pelo auxiliar administrativo da Câmara Rodrigo Rodrigues e pelos vereadores itirapinenses  Fábio Piloto e Bete da Broa.

No final da visita, os jovens também visitaram o gabinete do deputado Chico Sardelli (PV), que os recepcionou com muito carinho a pedido da vereadora Bete do Broa.

SATISFAÇÃO - Para Fábio Piloto, somente neste primeiro semestre de 2017, esta edição da Câmara Jovem já rendeu muitos frutos. “Desde o início do ano me empenhei para ampliar as atividades deste programa, com o objetivo de aproximar a juventude do Poder Legislativo. Além de conhecerem a rotina da Câmara, além de vivenciarem a experiência de apresentar projetos e votá-los como um vereador, eu batalhei para ampliar para duas sessões ordinárias, uma a cada semestre. Com isso, neste ano, eles terão a oportunidade de apresentarem mais projetos. Outro desafio foi levá-los para conhecer o funcionamento do Legislativo Estadual. Estou muito contente por vê-los felizes com mais esta experiência”, finalizou.

Vereadores do PSDB na ALESP

CapturarNa última quarta-feira (21/06), os Vereadores Lemão Sanches e Drº Fernando Romero Olbrick (PSDB) acompanhados do Presidente da Câmara Municipal de Americana DRº Alfredo Ondas estiveram em audiência com o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Deputado Cauê Macris (PSDB) e aproveitaram a oportunidade para reiterar alguns pedidos de liberação de recursos para Itirapina. Na ocasião os Vereadores encontraram com o Presidente da Câmara Municipal de Itirapina Fabio Piloto (PR), com a vereadora Bete Do Broa (PV) e os Vereadores da 7ª Câmara Jovem de Itirapina, que se encontravam na Assembléia Legislativa participando de uma visita assistida proporcionada pelo Deputado André do Prado (PR).

Educação – Jovens vereadores visitarão a Assembleia Legislativa.

Ideia partiu do presidente da Câmara, Fábio Belarmino da Silva (PR), o Fábio Piloto, que pensou em realizar ações diferentes com os estudantes.

Foto: Divulgação

Jovens vereadores junto com o presidente da Câmara Fábio Piloto.

Hoje (21), os vereadores da 7ª edição da Câmara Jovem de Itirapina terão a oportunidade de conhecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). É a primeira vez que este fato acontece com os parlamentares mirins eleitos.

Na ocasião, os jovens vereadores irão até a capital paulista junto com o presidente da Câmara Fábio Belarmino da Silva (PR), o Fábio Piloto. “Este ano, diferentemente das outras edições da Câmara Jovem, os vereadores da 7ª Câmara Jovem terão a oportunidade de visitar a Assembleia Legislativa por intermédio do deputado estadual André do Prado o qual é do mesmo partido que o meu, o Partido da Republica”, observou o chefe do Legislativo.

No dia 28 de março deste ano, o Fábio Piloto esteve na Alesp no gabinete do deputado André do Prado e em visita expôs sua ideia de incentivar mais os trabalhos da Câmara Jovem e a possibilidade de levar os estudantes para conhecerem o funcionamento daquela Casa de Leis. “Quando fui para São Paulo expor minha ideia, de imediato o deputado André do Prado aprovou a ideia e disse que em junho, teria o prazer de recepcionar esses jovens”, disse o presidente do Legislativo Itirapinense.

Além do presidente da Câmara, estarão acompanhando os jovens vereadores a professora Carmelinda Santos do Carmo da escola “Professora Marilei Schmidt de Oliveira”, o professor James Colemam Alves da Escola “Joaquim de Toledo Camargo”, o servidor Câmara Rodrigo Rodrigues, a chefe de gabinete Paloma Silva, e a vereadora Elisabete de Oliveira Silva (PV), a Bete do Broa.

Lucas Castro

lucas.castro@jornalpp.com.br

Vereadores Jovens visitam o prefeito.

CapturarEles puderam conhecer como é o trabalho do Poder Executivo, tirar dúvidas e discutir melhorias para o município.

Na semana passada, os jovens vereadores que compõem a Câmara Jovem visitaram o prefeito José Maria Cândido (PMDB), em seu gabinete, junto com o presidente da Câmara Fábio Belarmino da Silva (PR), o Fábio Piloto.

Zé Maria recebeu os jovens e explicou todo o funcionamento da Prefeitura Municipal, de como é em cada setor. “Lá foram recebidos pelo prefeito que lhes falou um pouco como funciona o dia-a-dia dele”, comentou Fábio Piloto.

Após conhecerem a Prefeitura e o seu funcionamento, os vereadores jovens “trocaram ideias” com o prefeito. “Depois conversaram sobre os projetos e indicações dos jovens vereadores. Projetos e indicações que o Prefeito achou bem interessante e lhes explicou a possibilidade ou viabilidade de estar saindo do papel. Explicou-lhes que às vezes o projeto é bom, mais diante de questões emergenciais como saúde por exemplo acaba ficando a longo prazo”, destacou Fábio Piloto.

Os jovens também foram informados sobre a criação de um Plano Diretor para Itirapina, que começou a ser desenvolvido recentemente. “Foi lhes explicado também, que agora Itirapina ganhou um plano diretor, projeto esse que só é obrigatório para cidades acima de 20 mil habitantes, mas que Itirapina foi agraciada, contemplada. Diante disso o Prefeito convidou os jovens vereadores para estar participando da elaboração deste Plano e que assim que ele tiver a data irá convida-los”, apontou Fábio Piloto.

O prefeito falou-lhes da importância de estudarem e de já começarem a pensar o que eles querem para o futuro. “Foi um prazer receber esses jovens em meu gabinete na Prefeitura e ver que estão preocupados com o desenvolvimento do município e engajados em algumas ideias, sem contar o interesse político deles, isso mostra que ainda temos jovens que querem lutar por uma cidade, um estado e um país cada vez melhor”, comemorou Zé Maria.

(Por Lucas Castro)

lucas.castro@jornalpp.com.br

Vereadora Bete do Broa Participa de I Simpósio que discute a criação de Geoparque.

CapturarA Vereadora Elisabete de Oliveira Silva, nesta segunda-feira (29/05) esteve no I Simpósio dos Municípios da Bacia do Rio Corumbataí realizado no campus da UNESP em Rio Claro. Os oito (8) municípios da região da Bacia discutiram proposta que pretende fomentar o desenvolvimento sustentável do turismo regional com a Criação do Geoparque Corumbataí. O projeto está sendo desenvolvido pela UNESP em parceria com a UNICAMP, e abrange as cidades de Rio Claro, Analândia, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba e Santa Gertrudes.

Um Geoparque é uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui um notável património geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável. A criação de um geoparque será maravilhoso para os oito municípios que compõem a Bacia do Rio Corumbataí, pois promoverá o desenvolvimento socioeconômico e a sustentabilidade natural além de resgatar, valorizar e preservar a cultura regional. Para efetivar o Geoparque Corumbataí é necessária certificação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), detentora do selo Global Geoparks Network. São 17 metas a serem cumpridas, em sintonia com uma agenda universal a ser perseguida mundialmente até 2030.

Após o simpósio, em uma conversa informal com os organizadores do simpósio Elisabete (PV) se colocou a disposição para contribuir com a criação desse grandioso projeto e ressaltou a importância do envolvimento da comunidade de cada cidade, pois cada geoparque nos remete às realidades diferentes, e o envolvimento amplo da comunidade é peça fundamental para o sucesso na criação de um geoparque, pois é um produto de cunho coletivo e para utilidade pública.

*COOPERLOL = Na parte da manhã a vereadora Elisabete de Oliveira Silva “Bete do Broa” (PV) esteve na cidade de Orlândia visitando a cooperativa Cooperlol, e em reunião com o Presidente Anderson Nassif, verificou as leis que consolidam a cooperativa Cooperlol. Está inciativa da vereadora é para buscar melhores adequações nas leis que possivelmente regem a cooperativa de Itirapina (COOPEREI). Após reunião seguiu para o I Simpósio da cidade de Rio Claro realizado na UNESP.

Fábio Piloto se reúne com assessora do Ministério dos Transportes para discutir restauração da Estação

           Capturar.PNGNo último dia 25, o presidente da Câmara de Itirapina Fábio Belarmino da Silva (PR) recebeu a visita da secretaria executiva da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário e assessora do Ministério dos transportes Sandra Olivieri e a assessora do Deputado Federal Marcio Alvino, Monaliza Leal.  Durante a reunião, Fábio Piloto destacou a necessidade de recursos para a restauração da Estação Ferroviária de Itirapina e a viabilidade de investimentos para a transposição da linha férrea.

            Segundo Fábio, o deputado federal Marcio Alvino e o deputado estadual André do Prado não estão medindo esforços para ajudar Itirapina. “O Deputado federal Márcio Alvino é presidente das Frentes Parlamentares da Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário e de Infraestrutura Viária e Mobilidade Urbana. Ao lado do deputado André do Prado, ele está se empenhando para reivindicar ao Ministro dos Transportes Mauricio Quintella Lessa, que também é do PR, para que as obras saiam do papel e se tornem realidade em Itirapina”.

            Após a reunião na Câmara de Itirapina, Fábio foi até a Estação Ferroviária para mostrar a Sandra Olivieri e Monaliza Leal, a situação das instalações e definir quais serão as próximas ações para elaboração do projeto.

 

APAE - Durante a reunião, Fábio também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da reabertura da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) em Itirapina. A entidade encerrou suas atividades em 2012, quando prestava atendimento para aproximadamente 45 pessoas com deficiência. “Desde 2013 estou trabalhando pela reabertura da APAE. É compromisso meu não só como vereador, mas como cidadão. O novo programa do Partido da República está propondo aproximar os políticos e seus projetos com as demandas da sociedade. E neste sentido, os deputados Márcio Alvino e André do Prado estão nos dando total apoio e tenho muita fé, que mesmo que seja um trabalho de longo prazo, conseguiremos oferecer este atendimento para as pessoas com deficiência em Itirapina”.