Presidente Fábio Piloto em reunião no gabinete do Deputado Federal Márcio Alvino em Brasília.

Na tarde desta quarta-feira (16/08/17) o vereador e  Presidente da  Câmara  Fábio  Piloto (PR)  esteve em  Brasília  em  reunião  com  o Deputado Márcio Alvino (PR) reuniram-se para tratar de assuntos pertinentes ao município e sua população. O assunto em pauta foi o restauro da estação ferroviária da cidade. Na oportunidade o Presidente protocolou junto a assessoria do deputado dois ofícios, ONG AVAI – Associação Vida Animal de Itirapina – solicitando  contribuição  a  associação  e  ofício  o  qual  solicita ao deputado a possibilidade de uma agenda em Brasília com os integrantes da 7ª edição da Câmara Jovem de nosso município.
A reunião foi produtiva e  junto  ao  deputado  foram  pontuados  vários pontos de partida para importantes obras as quais faz parte da frente parlamentar do deputado. O deputado reforçou ao presidente que seu gabinete e escritório estarão sempre à disposição da população de Itirapina através da pessoa do Vereador Fábio Piloto.

Presidente da Câmara quer inauguração apenas de obras prontas.

Fábio Belarmino da Silva (PR), Fábio Piloto, apresentou um Projeto de Lei que foi lido na sessão ordinária da última segunda-feira (14).

Fábio Piloto acredita que a medida irá acabar com a exploração de estratégias eleitoreiras.

O presidente da Câmara de Itirapina, Fábio Belarmino da Silva (PR), Fábio Piloto, apresentou um Projeto de Lei que proíbe a inauguração e a entrega de obras públicas incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam, que foi lido na sessão ordinária da última segunda-feira (14) e encaminhado para as comissões para analise. Caso aprovado, será encaminhado à Prefeitura Municipal para sanção do prefeito José Maria Cândido (PMDB).
Segundo Fábio Peloto, as obras públicas, como: hospitais, escolas, centros de educação infantil, praças, parques, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, bibliotecas, estabelecimentos similares a esses e qualquer obra nova, de reforma, de ampliação ou de aparelhamento, desde que executada ou adquirida, total ou parcialmente com o dinheiro público; as incompletas, ou sejam aquelas que não estejam aptas ao imediato funcionamento por não preencherem todas as exigências legais do Município, do Estado ou da União, mesmo que por falta de emissões de autorizações, licenças ou alvarás; e as que não atendam ao fim a que se destinam: que, embora completas, exista algum fator que impeça a sua entrega ou o seu uso pela população, como falta de servidores habilitados para atuarem na respectiva área, de materiais de expediente, de equipamentos afins ou situações similares, só poderão ser entregues a população assim que estiveram totalmente finalizadas. “Desta forma, os agentes políticos ou servidores públicos ficam proibidos de realizar qualquer ato para inauguração e entrega de obras públicas custeadas, ainda que em parte, com recursos públicos, que estejam incompletas ou que, embora concluídas, não atendam ao fim a que se destinam, seja por falta de quadro de servidores habilitados para atuarem na respectiva área, de materiais de expediente e/ou de equipamentos afins ou situações similares”, comentou Fábio Piloto.
O descumprimento das disposições desta lei pelo agente político constituí crime de responsabilidade, nos termos do Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967. “O Projeto de Lei ora apresentado está alicerçado em dois princípios constitucionais primordiais para a Administração Pública: moralidade e impessoalidade. A proposição tem por finalidade evitar a exploração de estratégias eleitoreiras por parte de agentes públicos que visam a sua promoção pessoal em detrimento da eficiente aplicação dos recursos públicos”, finalizou o presidente da Câmara.

Lucas Castro – lucas.castro@jornalpp.com.br

 

Comissões Permanentes se reúnem para análise de Projetos.

No dia 09 de agosto de 2017 reuniram- se na sala das comissões na Câmara Municipal de Itirapina, os vereadores que compõem as comissões de Finanças e Orçamentos, Constituição e Justiça e Educação e Saúde, o Ver. Marcelo Rizzo (Pezão), Ver. Ricardo Alexandre Baldissera (Bodinho), a Verª Claudete de Oliveira  e a Verª Elisabete de Oliveira Silva (Bete do Broa), para análise de projetos em pauta.

Vereadores pedem que passagens de níveis sejam consertadas.

Antônio Rafael Sanches e Fernando Romero Olbrick, ambos do PSDB, enviaram um oficio a empresa América Latina Logística (ALL) com a reivindicação.

Passagens de níveis ficaram intransitáveis principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção.

Passagens de níveis ficaram intransitáveis principalmente para pessoas com dificuldades de locomoção.

Os vereadores Antônio Rafael Sanches, Lemão, e Fernando Romero Olbrick, ambos do partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) estão reivindicando melhorias nas passagens de níveis de trens que cortam a cidade de Itirapina.
Lemão e Fernando enviaram um ofício ao coordenador responsável pelo setor de reparos da empresa América Latina Logística (ALL), em Itirapina, Luís Guilherme Bosqui, onde solicitam providências em relação às passagens de níveis da Linha Férrea no munícipio.
Segundo os vereadores, durante um trabalho de manutenção, as passagens de níveis ficaram intransitáveis. “Durante a troca de dormentes efetuada pela empresa ALL, a mesma deixou as passagens de níveis intransitáveis pelos munícipes, onde muitos estão reportando suas reclamações aos vereadores e também via redes sociais, principalmente o Facebook”, observaram os parlamentares.
Diante de fatos, diversas pessoas estão com dificuldades para transitar pelas passagens de níveis. “Entre as várias reclamações temos pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, mães com carrinhos de bebês e idosos que estão tendo dificuldade de usar essas passagens, visto que nossa cidade é cortada pela linha férrea e muitos se utilizam dessas passagens para chegar ao Centro da cidade”, apontaram os vereadores.
A única solução encontrada pelos vereadores foi entrar em contato com a ALL e explicar a situação, pedindo para que a empresa reparasse as imperfeições deixadas após o serviço realizado. “Diante do exposto gostaríamos que os responsáveis tomassem as devidas providências para que as passagens de níveis fossem consertadas e deixadas como foram encontradas antes da troca dos dormentes”, finalizaram os vereadores.

Lucas Castro – lucas.castro@jornalpp.com.br

Integrantes do projeto Câmara Jovem visitam Assembléia Legislativa

CapturarOs integrantes da sétima edição da Câmara Jovem de Itirapina tiveram uma experiência inédita no último dia 21: conheceram todas as dependências da Assembléia Legislativa. A pedido do presidente da Câmara de Itirapina Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto), os estudantes foram recepcionados no gabinete do deputado André do Prado (PR). “Infelizmente, o deputado André do Prado não estava porque teve que participar de um compromisso em Brasília, mas nós fomos muito bem recebidos por seus assessores parlamentares: Regina Diniz, Ivan Civolani, Tiago Magno e Vinicius Francesconi. Com muita atenção, eles nos explicaram sobre o funcionamento do Legislativo estadual e a estrutura do gabinete de um deputado. Em seguida, os jovens conheceram o plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Hall Monumental, além de acompanhar o início de uma sessão ordinária”, explicou Fábio.

OS JOVENS – Os estudantes que participaram da visita a Assembléia foram: Dauson Luiz da Silva Muller, Beatriz Godoy Sabino, Wellington H. Fermino de Oliveira, Lívia Beatriz Bueno, Erik Aparecido dos Santos Pereira, Herison Henrique da Mata, Everton Aparecido da Silva, Emilly Regina Ramos, Taiane Verônica da Silva, Ana Karolina Gonçalves, Maria Carolina Pereira e Danilo Criveli. Eles estavam acompanhados pelos professores: James Coleman Alves e Pedro Sanchez, pela chefe de gabinete da Câmara de Itirapina Paloma da Silva, pelo auxiliar administrativo da Câmara Rodrigo Rodrigues e pelos vereadores itirapinenses  Fábio Piloto e Bete da Broa.

No final da visita, os jovens também visitaram o gabinete do deputado Chico Sardelli (PV), que os recepcionou com muito carinho a pedido da vereadora Bete do Broa.

SATISFAÇÃO – Para Fábio Piloto, somente neste primeiro semestre de 2017, esta edição da Câmara Jovem já rendeu muitos frutos. “Desde o início do ano me empenhei para ampliar as atividades deste programa, com o objetivo de aproximar a juventude do Poder Legislativo. Além de conhecerem a rotina da Câmara, além de vivenciarem a experiência de apresentar projetos e votá-los como um vereador, eu batalhei para ampliar para duas sessões ordinárias, uma a cada semestre. Com isso, neste ano, eles terão a oportunidade de apresentarem mais projetos. Outro desafio foi levá-los para conhecer o funcionamento do Legislativo Estadual. Estou muito contente por vê-los felizes com mais esta experiência”, finalizou.

Vereadores do PSDB na ALESP

CapturarNa última quarta-feira (21/06), os Vereadores Lemão Sanches e Drº Fernando Romero Olbrick (PSDB) acompanhados do Presidente da Câmara Municipal de Americana DRº Alfredo Ondas estiveram em audiência com o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo Deputado Cauê Macris (PSDB) e aproveitaram a oportunidade para reiterar alguns pedidos de liberação de recursos para Itirapina. Na ocasião os Vereadores encontraram com o Presidente da Câmara Municipal de Itirapina Fabio Piloto (PR), com a vereadora Bete Do Broa (PV) e os Vereadores da 7ª Câmara Jovem de Itirapina, que se encontravam na Assembléia Legislativa participando de uma visita assistida proporcionada pelo Deputado André do Prado (PR).