Programa Vizinhança Solidária é apresentada aos vereadores

CapturarNa noite da ultima segunda-feira (10), o comandante da polícia Militar em Itirapina, Capitão Ademar Gregolin Junior, reuniu-se na Câmara Municipal de Itirapina com os vereadores onde apresentou o Programa da Policia Militar do Estado de São Paulo denominado “Vizinhança Solidária”, programa esse que já funciona nas cidades de Rio Claro e Ribeirão Preto.

O Capitão explicou que esse programa tem o intuito de aproximar a Policia Militar da população e visa realizar medidas primárias de prevenção aumentando assim a segurança nos bairros e comercio local.

O capitão destaca que canais de comunicação podem ser criados pela população com a PM, facilitando a interação entre a corporação e as pessoas, com isso teremos uma forma preventiva evitando assim possíveis roubos e ações de bandidos.

A intenção do programa não é que a população faça o papel da policia, mais sim que informe ação suspeita que possam auxiliar a policia na prevenção de roubos.

A reunião teve o intuito de pedir o apoio dos vereadores no sentido de serem os portadores desse programa junto à população e assim criar tutores civis nos bairros que teriam a função de trocar informações com a PM, formando um conjunto de posturas e medidas para melhorar a segurança nos bairros.

Os bairros onde for implantado o programa poderão ter placas de identificação afixadas e a Polícia Militar também realizará reuniões com os moradores, a fim de reforçar a presença do programa.

Vereadora busca orientações sobre políticas públicas

Bete do Broa (PV) se reuniu com o deputado estadual Chico Sardelli (PV) atrás de informações em relação aos idosos e segurança

Capturar             A vereadora de Itirapina, Elisabete de Oliveira Silva (PV), a Bete do Broa, esteve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista, onde se encontrou com o deputado estadual Chico Sardelli (PV) e o dirigente estadual do Partido Verde, Kiko Danieletto, para reivindicar emendas para o município.

De acordo com Bete do Broa, ela foi até o gabinete do deputado Chico Sardelli onde entregou um ofício solicitando que o parlamentar inclua nas emendas dele uma piscina aquecida para fisioterapia para ser instalada no Centro de Convivência do Idoso que está sendo construído.

Durante a reunião, foi sugerida a vereadora uma piscina de 8m de comprimento, por 4m de largura e 130 cm de profundidade, tamanho oficial do biribol, para praticar atividades esportivas, inclusive visando à participação nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) e também hidroterapia.

Chico Sardelli explicou para Bete que o interessante é que os munícipios fiquem ligados nas políticas públicas do Governo do Estado de São Paulo para os idosos e procurem o que são oferecidos nesse sentido. “Estamos direcionando os prefeito e vereadores a procurar a se adequar a que existe de política pública no Governo do Estado, sempre lembrando que o Poder Executivo que tem tomar a iniciativas, porém a Bete como vereadora pode realizar uma indicação ao prefeito, indicando que procurou saberá respeito e apontar o que é oferecido”, observou o deputado estadual.

Em relação a segurança publica, outa preocupação de Bete, principalmente no Balneário Santo Antônio, conhecido como Represa do Broa, vale lembrar que Chico Sardelli é patrono das guardas municipais do estado de São Paulo e enfatizou que Itirapina comporta uma corporação. “Itirapina é uma cidade que comportaria uma Guarda Municipal, como Brotas já tem. A quantidade de efetivo da Guarda Municipal é três vezes maior que da Polícia Militar, o que ajudaria na segurança da cidade”, observou o deputado.

No ano passado, um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Chico Sardelli foi aprovada e autoriza o Governo do Estado a liberar recursos para as Guardas Municipais, destinados à aquisição de veículos equipados, coletes a prova de bala e uniformes.

Atualmente o governo do Estado não pode destinar recursos diretamente para as Guardas Municipais, mas após a sanção do governador Geraldo Alckmin, poderá fazer os repasses. “Basta regulamentar e se o prefeito quiser pode montar a Guarda Municipal e buscar recursos no Estado e deputado fazer emenda destinando as guardas, o que não era possível”, explicou Chico Sardelli.

Para finalizar, Chico Sardelli se colocou a disposição de Itirapina. “Tenho grande interesse em ajudar Itirapina e meu gabinete está aberto ao prefeito e vereadores”, encerrou.

Câmara de Itirapina sediará próxima reunião do Fórum do Corumbataí

Capturar

Gabinete do vereador Longatto recebe vereadora de Itirapina Bete do Broa (PV)

O gabinete do vereador José Aparecido Longatto (PSDB) recebeu, na manhã de sexta-feira, 07, Elisabete de Oliveira Silva, vereadora de Itirapina e Wesley Rodrigues de Freitas, ambientalista, para acerto de detalhes da próxima reunião do ‘Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí’ que acontecerá na Câmara Municipal de Itirapina no dia 26 de abril de 2017, às 9h.

O Fórum, que foi criado pelo vereador José Aparecido Longatto em 2004, tem por finalidade reunir esforços políticos em benefício da recuperação, preservação e promoção do meio ambiente, especialmente, do Rio Corumbataí.

A bacia do Corumbataí é composta pelos municípios de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Santa Gertrudes, Rio Claro, Charqueada e Piracicaba.

Na oportunidade a vereadora Bete almoçou com Nancy Thame, vereadora em Piracicaba, na qual a conversa em pauta foi sobre a Escola do Legislativo. A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores.

Vereadores buscam verbas parlamentares para o município

CapturarNesta terça feira dia 4 de abril os vereadores Lemão Sanches (PSDB), Dr. Fernando Olbrick (PSDB) e Valdeck Ribeiro (PTB) estiveram em São Paulo na Assembléia Legislativa (ALESP) para reivindicarem verbas parlamentares ao munícipio, e aproveitaram a oportunidade e visitaram a ARTESP para protocolar pedido a respeito da viabilidade da construção de uma passarela na Rodovia Washington Luiz em frente ao bairro Planalto da Serra Verde. Na Assembleia Legislativa protocolaram diversos pedidos de emendas parlamentares aos Deputados Aldo Demarchi, Celino Cardoso, Roberto Massafera e Edmir Chedid. Os pedidos foram diversos e de grande valia para população são eles: Um micro ônibus com elevador para ser usada no transporte coletivo urbano, construção de uma ciclovia ligando o município de Itirapina à represa do Brôa e uma ambulância e solicitaram aos Deputados apoio junto à ARTESP para construção da referida obra da passarela. Ainda em São Paulo os vereadores foram recebidos em audiência pelo Presidente Estadual do PSDB Deputado Pedro Tobias que lhes prometeu, em data a ser marcada, uma audiência com o Governador do Estado Geraldo Alckmin para tratar de assuntos relacionados à cidade de Itirapina.

André do Prado confirma a Fabio Piloto apoio para reabertura da APAE

03Nesta terça-feira (dia 28), o presidente da Câmara de Itirapina Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto) foi até a Assembléia Legislativa para efetivar com o Deputado Estadual André do Prado (PR) o compromisso firmado pelo Deputado Federal Marcio Alvino (PR), sobre a reabertura da APAE.

Durante o encontro, Fábio salientou as dificuldades financeiras e estruturais enfrentadas pelo município e contou sobre as ações realizadas até o momento para que Itirapina volte a contar com este atendimento especializado para pessoas com deficiência.

Na ocasião, Fábio também contou sobre a visita do deputado federal Márcio Alvino (PR) realizada no dia do aniversário de Itirapina, que após conhecer as condições da antiga instalação da APAE, também assumiu o compromisso de trabalhar em parceria com o deputado André do Prado para trazer novos investimentos que possibilitem a reabertura desse importante projeto.

O deputado estadual foi muito receptivo e afirmou ao presidente da Câmara de Itirapina que não medirá esforços para que a entidade possa voltar às atividades.

CÂMARA JOVEM – Aproveitando a reunião, Fábio Piloto também falou sobre sua intenção de levar os 11 jovens escolhidos pelo projeto Câmara Jovem para conhecer a Assembléia Legislativa.

O deputado André do Prado aprovou a idéia de imediato. “Em junho, terei o prazer de recepcionar esses Jovens vereadores de Itirapina, que participam do projeto Câmara Jovem para conhecerem a Assembléia Legislativa”.

Lideranças buscam reabertura da APAE

Deputado federal Marcio Alvino (PR-SP) esteve na cidade, a convite do vereador Fábio Piloto, e reforçou o seu compromisso e do deputado estadual André do Prado com o projeto.

foto_materiaNo último sábado (25), dia em que Itirapina completou 82 anos de emancipação política-administrativo, o prefeito José Maria Cândido (PMDB) e o presidente da Câmara, Fábio Belarmino da Silva (PR), Fábio Piloto, receberam a visita do deputado federal Marcio Alvino (PR-SP) para discutir a reabertura da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fechou as portas após a Federação das APAE’s do Estado de São Paulo apontar supostas irregularidades em 2012.

Marcio Alvino esteve em Itirapina a convite de Fábio Piloto, na ocasião participou de um encontro na casa da liderança do PR na cidade, Anésia Aparecida Rodrigues Schmidt, que além do presidente da Câmara e do prefeito, contou com a presença da primeira-dama Mari Leila Bacciotti Cândido, autoridades e imprensa.

Após a reunião, Zé Maria, Fábio Piloto e Marcio Alvino se deslocaram até o antigo prédio onde funcionava a APAE e atualmente está desativado, onde o deputado federal pode conhecer o lugar e ficar a par do que aconteceu.

Em frente a APAE, foram discutidas as tratativas necessárias para a reforma e reabertura da instituição, que contam também com o apoio do deputado estadual André do Prado (PR).

Marcio Alvino garantiu que vai trabalhar para conseguir reabrir a APAE em Itirapina e se comprometeu a ajudar no que for necessário. “Nesta data especial, onde Itirapina completa 82 anos de história, mais que desejar os parabéns à população, reafirma o meu compromisso, assim como do deputado estadual André do Prado, de lutar ao lado do vereador Fábio Piloto e do prefeito Zé Maria pela reabertura da APAE de Itirapina”, ressaltou o deputado federal.

Fábio Piloto enfatizou que a reabertura da APAE vai precisar de uma união e que buscará ajudar no que for preciso. “A reabertura da APAE vai depender de um trabalho em equipe, vamos ter que unir forças tanto dos Poderes Executivo e Legislativo e também da população para que a entidade retome as atividades em Itirapina. Precisamos pensar em alternativas e qualquer ajuda é essencial e agora temos mais dois aliados nessa luta que são os deputados, federal Marcio Alvino, e o estadual André do Prado”, observou.

Zé Maria garantiu que ações serão desenvolvidas para a retomada da APAE. “Vamos trabalhar para que a APAE seja reaberta com um trabalho sério e buscando ajudar as pessoas que possam frequentar a escola, pois é de suma importância ter um apoio, dedicação e orientação. Fomos a São Paulo no mês passado onde participamos de uma reunião nesse sentido e agora recebemos o apoio do deputado Marcio Alvino”, disse Zé Maria.

Na ocasião, o deputado federal também prestigiou o ato cívico de aniversário de 82 anos de Itirapina.

CASO – Em meados de 2012, a Federação das APAE’s do Estado de São Paulo nomeou uma Comissão Investigativa, formada por cinco pessoas especializadas em diferentes áreas do conhecimento para apurar as supostas irregularidades que podem ter sido cometidas pela diretoria da APAE na época.

Devido a denuncias de irregularidades, a verba que a APAE de Itirapina recebia do Governo do Estado de São Paulo foi bloqueada, o que dificultou os trabalhos.

Após isso, uma nova diretoria assumiu a APAE por mais um tempo, mas devido a problemas financeiros a entidade acabou fechando as portas.

Vereadores participam de 8º Encontro Regional de Lideranças Políticas

02Os vereadores Charleston de Oliveira Leite (PPS), Josias de Oliveira Lima (PMDB), Elisabete de Oliveira Silva (PV) e o presidente da Câmara Fábio Belarmino da Silva (PR) participaram do 8º Encontro Regional de Vereadores e Lideranças Políticas que foi realizado no último dia 18 em Piracicaba.

O evento, que é realizado anualmente pelo deputado estadual Roberto Morais (PPS), tem o objetivo de promover uma integração política direcionada à busca coletiva para solução dos problemas regionais e reuniu autoridades de 31 municípios. Segundo os organizadores, o número de participantes nesse ano superou todas as edições anteriores.

De acordo com o presidente da Câmara, Fábio Piloto, foi um momento de aprendizado muito grande. “É uma troca de experiências muito boa. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri fez uma palestra sobre a importância de uma boa relação entre Executivo e Legislativo para o desenvolvimento de uma cidade. Já o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim falou sobre a crise econômica que o país está enfrentando e como a agricultura pode modificar esta realidade. Também acompanhamos uma palestra do senador Italiano Fausto Longo sobre Comércio exterior, destacando as facilidades e desafios de atrair empresas para o Brasil”.

Logo após as palestras foi exibido um vídeo sobre o trabalho do deputado Roberto Morais e sua atuação na Assembléia Legislativa em favor da região. Finalizando o encontro, foi oferecido um almoço de confraternização.

Presidente da APIB e vereadores debatem sobre o fim da portaria do Broa

01A abertura da portaria do Broa foi tema de uma reunião realizada na Câmara de Itirapina no último dia 16. A pedido da vereadora Elisabete de Oliveira Silva (Bete do Broa), o presidente da APIB (Associação de Proprietários de Imóveis do Broa) Ítalo Cardinali esteve na Câmara e conversou sobre o assunto com os demais vereadores Antonio Rafael Sanches (Lemão), Valdeck da Silva Ribeiro e o presidente da Casa Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto).

Segundo Cardinali, a APIB está empenhada em colaborar para que o Poder Público encontre a melhor solução para o Broa e declarou que a Associação tem interesse em assumir a portaria e realizar a manutenção no Balneário.

De acordo com o presidente da APIB, desde janeiro deste ano, quando o prefeito de Itirapina anunciou o fim da portaria do Broa na imprensa, três reuniões já foram feitas com José Maria Cândido para estudar a melhor alternativa para todos os envolvidos: moradores, proprietários de imóveis, comerciantes e turistas em geral.

Cardinali reforçou aos vereadores que a APIB tem interesse em assumir a portaria e os vereadores questionaram se há possibilidade do prefeito concordar com esta medida.

Na opinião de Cardinali, esta situação é possível, desde que seja definido quais serão as obrigações da Prefeitura e da APIB. Finalizando o encontro, os vereadores Bete, Lemão, Valdeck e Fábio agradeceram pela reunião e se colocaram à disposição da APIB sobre esta questão.

Inscrições para a Câmara Jovem estão abertas.

17492379_1303472743062970_1089384893827561036_oEstão abertas, nas escolas públicas, as inscrições para a sétima edição da Câmara Jovem em Itirapina. Na última sexta-feira (dia 17), servidores do Legislativo visitaram as escolas: Professora Marilei Schimidt de Oliveira e Professor Joaquim de Toledo Camargo para divulgar o Projeto Câmara Jovem que dará oportunidade aos estudantes selecionados de conhecerem a rotina da Câmara, além de vivenciarem a experiência de apresentar projetos e votá-los como um vereador.

            Como presidente da Câmara mais jovem de Itirapina, Fábio Belarmino da Silva (Fábio Piloto) considera esta integração entre os estudantes e o Poder Legislativo muito importante.  “Agradeço ao ex-vereador Marcelo Mesquita que teve a idéia de implantar este programa em Itirapina em 2007 e ao ex-vereador Félix Henrique de Oliveira que foi o responsável por colocá-lo em prática em 2009. Infelizmente, não só em Itirapina, mas em várias cidades do país, o desinteresse pela política é grande. Nesse sentido, a Câmara Jovem estimula os estudantes a se interessarem pelos aspectos políticos da sua própria cidade”.

BONS FRUTOS – E a realização deste projeto já rendeu vários frutos. Desde a sua criação em 2007, mais de 60 jovens (na faixa etária de 13 à 17 anos) já participaram das atividades. A cada edição, várias proposições (que podem ser: projeto de lei, projeto de resolução, requerimento, indicação ou moção) foram apresentadas e aprovadas pelos estudantes.

            Segundo levantamento feito na Câmara de Itirapina, dois projetos foram escolhidos por vereadores em exercício e se tornaram leis municipais em Itirapina.  A lei nº 2.639 de 29 de agosto de 2013 é de autoria do ex-vereador Félix Henrique de Oliveira (PR) e foi sugerida pelo vereador jovem: Fabrício Henrique de Oliveira. O município também conta com a lei nº2. 733 de 28 de maio de 2015 do vereador Valdeck da Silva Ribeiro (PTB) que foi sugerida pela vereadora jovem: Giulia Zenita Cavaleiro Vieira.

NOVIDADES – A  partir deste ano, Fábio Piloto quer valorizar ainda mais este Projeto e ampliar suas atividades. “Quero mudar o horário da sessão solene da Câmara Jovem para que outros estudantes possam participar. Também quero agendar um horário para que os vereadores jovens participem de uma audiência com o prefeito de Itirapina e quero organizar uma viagem até a Assembléia Legislativa”.

            Outra intenção do presidente da Câmara é estimular os jovens vereadores a realizarem duas sessões ordinárias, uma a cada semestre e assim apresentarem mais projetos. “Se fizerem duas sessões os jovens vereadores terão mais conhecimento e ampliarão seus conhecimentos em relação aos trabalhos realizados e efetuados por um vereador. Quem sabe assim, alguns possam sair desse projeto e tomar gosto pelo cenário politico e desde cedo engajar-se na politica local. Precisamos sempre estimular os jovens a participarem da vida política para que possam exercer na prática a cidadania”, finalizou Fábio.